Simples Nacional, MEI e IRPF

sábado, 25 de junho de 2022

Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro

Conforme as três postagens anteriores, Prazo médio de estoque, de recebimento de clientes e de pagamento a fornecedores, respectivamente, PMRE, PMRC e PMPF, foram observados os seguintes valores:

1. Prazo Médio de Rotação de Estoque…………….10,54 dias.
2. Prazo Médio de Recebimento de Clientes……..21,37 dias.
3. Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores… 37,15 dias.

Vamos observar as formulas abaixo para Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro e ver quais resultados para eles conforme esses prazos médios.

  • Ciclo Operacional = PMRE + PMRC
  • Ciclo Financeiro = PMRE + PMRC – PMPF ou
  • Ciclo Financeiro = Ciclo operacional – PMPF

Ciclo Operacional = 10,54 + 21,37 = 31,91
Ciclo Financeiro = 31,91 – 37,15 = -5,24

Nesse caso, há uma aparente folga financeira de 5 dias em virtude de o Ciclo Financeiro ser negativo nesse total. No entanto, se faz necessário avaliar um pouco mais, levando em consideração que essa empresa, tendo iniciado suas atividades em novembro, e sendo esse mês um dos períodos avaliados, ou seja, usado para verificar a variação em dezembro e assim se utilizar das médias em contas de Cliente a Receber, Estoque e Conta Fornecedor, chegou-se a esse resultado que pode não representar adequadamente os próximos meses.

O ciclo financeiro favorável ocorre quando o prazo de pagamento das compras a prazo é maior do que o prazo de recebimento das vendas a prazo, ou seja, a empresa paga os fornecedores depois do recebimento das suas vendas a prazo. Nessa situação, ocorre uma folga de caixa, e a empresa tem a opção de realizar uma aplicação financeira e ganhar rendimentos financeiros (SOUZA, 2016, p. 1202).

A explicação para isso é que, como novembro foi o mês de início de atividade, não é de se estranhar, caso a empresa não tenha operado com todo seu potencial, ou que ainda esteja ampliando sua carteira de clientes. Isso pode mudar bastante, conforme a empresa vai se consolidando no mercado, o que poderá ocasionar um número maior de transações e alterar completamente os seus números no Balanço Patrimonial e DRE dos próximos meses.

Dessa forma, é possível entender que na proporção à qual a empresa caminha em seus negócios, há mesmo essa tendência de se elevar um pouco mais o PMRC, principalmente pelo aumento das vendas com recebimento através de duplicatas e em cartões de crédito, em detrimento de vendas à vista.

O mesmo acontece com o PMPF, que poderá diminuir em número de dias, por exemplo, em virtude da escassez de matéria-prima para sua produção e os fornecedores passarem a ofertar menos, influenciando também nos prazos dados às empresas para horarem seus compromissos. Pode acontecer também que o próprio gestor dessa empresa comercial veja nessa redução de dias nos pagamentos a fornecedores uma oportunidade de obter melhores preços de compra de estoque.

Consequentemente, o PMRE também muda, por sofrer influência dos dois primeiros. Essas possibilidades de mudanças para os próximos meses, nos Prazos Médios de Estocagem, Pagamentos e Recebimentos, podem inclusive, explicar o empréstimo no valor de R$ 50.000,00, contraído no mês de dezembro. Ou seja, depois da observação da atuação da empresa no seu primeiro mês, chega-se à decisão de obter esse empréstimo, fechando o mês de dezembro com um total de R$ 41.241,28 no seu disponível.

Assim, usaremos apenas o mês de dezembro para ilustrar o Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro.

Indicadores sobre apenas o mês de dezembro/2015

Os Prazos Médios a seguir, foram arredondados para melhor visualização, e todos na grandeza dias, sendo os indicadores, desta vez, aplicados apenas no resultado do mês de dezembro.

  • PMRE = 15.911,11 / 95.606,65 * 30 = 5
  • PMRC = 140.692,00 / 131.823,92 * 30 = 32
  • PMPF = 59.737,50 / 60.249,84 * 30 = 16

Com isso, é possível ilustrar o Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro dessa empresa conforme figura abaixo.


De acordo com Souza (2016), o Ciclo Financeiro corresponde ao intervalo de tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento dos clientes.

O autor também afirma que o Ciclo Operacional (CO) inicia a partir da compra por parte da empresa, seja de matéria-prima, seja de mercadorias, até o momento de recebimento pelas vendas realizadas.
 
  • Ciclo Operacional = PMRE + PMRC
  • Ciclo Financeiro = PMRE + PMRC – PMPF ou
  • Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional – PMPF

CO = 5 + 32 = 37 dias
CF = 5 + 32 – 16 = 21 dias ou CF = 37 – 16 = 21 dias

Assim, com esses dados, a empresa pode observar melhor seu Ciclo Operacional (CO) e seu Ciclo Financeiro (CF), para fazer ajustes que o gestor julgue necessários, ora para evitar insolvência, ora para evitar dinheiro parado em caixa, aumentando sua eficiência.

Com uma boa gestão desses ciclos, pode inclusive, conforme melhore seu desempenho e consequentemente seus resultados, livrar-se um pouco mais de capital muito oneroso de terceiros, principalmente de empréstimo de curto prazo.

0 comments:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Copyright © Manoel Oliveira | Powered by Blogger
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com