O preenchimento do carnê-leão atualmente é feito dentro do Portal e-CAC, de forma simples e que, a parti desse preenchimento já será possível imprimir a DARF para pagamento de seu imposto de renda, se houver.
Para acessar o Portal e-CAC basta ter o acesso à sua conta gov.br e dentro do portal, clicar em "Declarações e Demonstrativos" e vai aparecer o sub menu "DIRPF - Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física". Então é clicar em "Acessar Carnê-Leão" e vai aparecer a foto baixo.
Sendo a primeira que acessa, vai vir a tela abaixo e na aba esquerda, apenas o menu de configuração e o de ajuda.
A primeira opção para se marcar é, "SIM" ou "NÃO" para trabalhador autônomo.
Na sequência deve informar se há Rendimentos/Pagamentos Exterior.
Em Autorização para importação de dados do Carnê Leão na DIRPF de outro titular, deve ser marcado como sim se você consta como dependente na Declaração de uma outra pessoa. Caso não seja, deixa em banco.
Por último nessa tela, há a opção para texto, se opta por longo ou curto. Isso se refere ao tamanho do texto quando for o caso em que necessita você escrever algumas informações. Talvez seja melhor marcar longo para que possa detalhar melhor as informações prestadas.
Após salvar, aparecerá a nova tela abaixo.
Nesse instante virá na tela com o demonstrativo dos preenchimentos mensais já ocorridos no ano corrente. Porém, como aqui se trata de alguém que ainda não preencheu o carnê, todos os meses estão zerados.
Do lado esquerdo terá os menus que vão mostrar de maneira bem fácil os campos a serem inicialmente preenchidos.
Em identificação deve colocar os dados do autônomo, com dados básicos (Nome, CPF, contato, número de dependente, contato, PIS/PASEP...), endereço profissional (seu endereço onde desenvolve suas atividades) e ocupações, onde você deve escolher as ocupações referentes ao que faz, podendo ser mais de uma, adicionando e depois salvando. Uma dessas ocupações deve ser marcada como a principal.
Na tela de rendimentos
Ao clicar no menu "Rendimentos", para a tela aparecer como esta acima, antes terá que clicar num botão superior direito com nome: "+ Rendimentos". E aí marcará como não assalariados, dizendo de qual foi a ocupação (outros trabalhadores que está na figura acima foi a ocupação que coloquei identificação, mas depende de cada autônomo) referente ao ganho, preenche a natureza, que no caso é não assalariado.
Do lado direito os dados de quem você recebeu. Marcando pessoa física vai abrir os campos para CPF e outras informações.
Há algumas situações em que não pode faltar o CPF, como, por exemplo, serviços médicos.
Já em outros serviços como, por exemplo, carro por aplicativo, normalmente não se vai pedir o CPF, então, para esse caso poderá marcar "CPF não informado".
E depois de marcar as informações devidas em ambos os casos, preenchendo também o histórico, valor, etc, deve clicar em "INCLUIR RENDIMENTO".
Na tela de pagamentos
Ao clicar no menu "Pagamentos", para a tela aparecer como esta acima, antes terá que clicar num botão superior direito com nome: "+ Pagamentos". Preencha a natureza do pagamento, que de início vai ver as três principais, que são previdência oficial, pensão alimentícia e imposto pago.
Fora as três citadas acima, há aquelas despesas dedutíveis e as não dedutíveis, que também devem ser preenchidas para fazer bem o seu livro caixa..
0 comments:
Postar um comentário