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domingo, 19 de março de 2023

Assinatura Eletrônica de Documentos com conta gov.br

Assinar documentos/contratos via conta gov.br pode ser uma boa opção, quando as partes não puderem estar presentes, e assim, agilizar processos.

Para a realizar a assinatura de documentos pelo Portal de assinatura gov.br, você deve digitar no buscador: "Realizar a Assinatura Eletrônica de documentos" e ao clicar nessa opção você será reencaminhado para a tela abaixo.

Assinatura online pelo Portal de Assinatura do gov.br

Clicanco em iniciar, vai solicitar o login com a conta gov.br ou mesmo podendo logar com certificado digital. Ao inserir a opção de login vai aparecer a tela abaixo, com a opção de adicionar documentos para a assinatura.

Assinatura online pelo Portal de Assinatura do gov.br

Clicando na opção "Escolher arquivo", que deve estar em PDF, você adicionará o documento (pode ser um contrato de serviço ou outro documento) que você quer assinar. Após isso você pode rolar o seu documento e verificar se estar correto e em seguida mandar avannçar.

Assinatura online pelo Portal de Assinatura do gov.br

Agora deve posicionar o local da assinatura conforme a pessoa logada, arrastando essa caixa com nome "Área de assinatura" e posicionando acima do nome que irá assinar, conforme a foto abaixo.

Assinatura online pelo Portal de Assinatura do gov.br

Clicando em assinar, se abrirá uma tela com a opção de escolher o Provedor de assinatura, que no caso, deve ser o gov.br. Nesse momento quem está assinando é o "Beltrano". Um código será enviado ao seu número de celular cadastrado na sua conta gov.br, e o mesmo deve ser inserido na tela abaixo, e em seguida mandar autorizar. Nesse momento o documento será assinado.

Assinatura online pelo Portal de Assinatura do gov.br

Agora você pode baixar o arquivo, e enviar à outra parte, para que o outro signatário também faça o mesmo processo que foi feito aqui, porém, não irá criar outro documento, mas sim, usar este mesmo arquivo para assinar acima de seu nome.

Assinatura online pelo Portal de Assinatura do gov.br
Nesse caso, foi o "Beltrano" quem criou o documento, já assinou, e após baixar no seu computador, ele vai enviar para o "Fulano". Este por sua vez, vai acessar o mesmo link do início (Realizar a Assinatura Eletrônica de documentos), clicar em "iniciar>Escolher arquivo e trazer o documento já assinado pelo "Beltrano"

Assinatura online pelo Portal de Assinatura do gov.br
Rolando a página, o Fulano vai ver a assinatura do "Beltrano" e faltando ele mesmo assinar. Clica em avançar, e vai aparecer a caixinha com o nome "Área de assinatura". O Fulano deve arrastá-la e posicioná-la acima de seu nome e clicar em assinar. 

Após issao, na tela que vai surgir, como na figura ao lado, clique novamente em assinar. Uma tela se abrirá uma tela com a opção de escolher o Provedor de assinatura. "Nesse caso, deve ser o gov.br. 

Assim, ao mesmo tempo em que se abrirá uma nova tela, um código será enviado para o celular do "Fulano" cadastrado na conta gov.br. Digite o código no local indicado e mande autorizar.

Pronto, documento estará assinado pelas duas parte e que tem validade perante Lei.

Assinatura online pelo Portal de Assinatura do gov.br

Esse documento não deve ser alterado após a assinatura do 1º e nem dos demais signatários, se houver. O mesmo não fica armazenado, devendo cada parte ter o seu arquivo bem guardado no comupador e também em nuvem, pois, o mesmo só vale no formato digital, podendo perder a validade no formato impresso.

Assinatura Online com o Autentique

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